Quando o jogador chega ao estágio espacial já tem a sua filosofia de jogo traçada e vai ganhar um poder especial característico desse tipo de arquétipo, definido pelo nº de cartões verdes, azuis e vermelhos que a espécie do jogador conseguiu ao longo da sua evolução. Por cada estágio que se faz ganha-se um cartão dependente do estilo de jogo utilizado nesse estágio. Todas as filosofias tem um superpoder menos uma, que é a filosofia Errante, que se obtem se o jogador começar uma gravação a partir da etapa espacial.
As filosofias que existem são: Bardo (Filosofia do Acaso), Ecologista (Filosofia da Vida), Fanático (Filosofia da Fé), Diplomata (Filosofia da Ordem), Cientista (Filosofia da Ciência), Comerciante (Filosofia da Prosperidade), Xamã (Filosofia da Harmonia), Gerreiro (Filosofia da Força), Errante (Filosofia da Ordem) e Cavaleiro (Filosofia da Força).
Ilustração - Buraco de Verme no Spore.
Bardos
"Os Bardos são os artistas extrovertidos e sociáveis do universo. A galáxia é o quintal deles."
Os Bardos possuem a habilidade Canção Calmante. Quando é usada, a sua relação com um império é posta a zero por cerca de 2 minutos.
Ecologistas
"Os ecologistas são protetores da natureza. As espécies que tentam corromper a galáxia devem ser exterminadas."
Os Ecologistas possuem a habilidade Aspirador Safári. Quando é usada, obtem 2 formas de vida de cada espécie de planta e animal do planeta.
Fanático
"Os fanáticos têm certeza de que suas crenças são a única verdade que importa. Aqueles que não pensam da mesma maneira não merecem existir na galáxia."
Os Fanáticos recebem a habilidade Furor Fanático. Quando é usada, domina totalmente o sistema solar rival. Esta habilidade quebra o Código Galático.
Diplomata
"Diplomatas são negociadores e solucionadores de problemas. A paz só chegará à galáxia pela comunicação aberta entre as espécies."
Os Diplomatas recebem a habilidade Prendedor Estático. Quando é usada, imobiliza todas as torres e naves de um planeta.
Cientista
"Os cientistas são lógicos e sistemáticos. A galáxia existe para ser estudada e compreendida."
Os Cientistas recebem a habilidade Onda Gravitacional. Quando é usada, destrói toda a vida inteligente de um planeta. Esta habilidade quebra o Código Galático.
Comerciante
"Os comerciantes estão interessados nos lucros. A única aliança deles é com a toda-poderosa Sporegrana."
Os Comerciantes recebem a habilidade Injeção de Dinheiro. Quando é usada, enche a barra de uma rota comercial instantaneamente e deixa um sistema solar à venda.
Xamã
"Os xamãs entendem que todas as formas de vida compartilham um vínculo comum. Toda a galáxia existe em todos nós."
Os Xamãs recebem a habilidade Passagem de Volta. Quando é usada, teletransporta a sua nave instantaneamente para o seu mundo de origem.
Gerreiro
"Os guerreiros pegam o que querem e nunca pedem permissão. A galáxia é um prêmio a ser conquistado pelo mais forte."
Os Guerreiros recebem a habilidade Grupo de Ataque. Quando é usada, cria um portal de onde saem piratas que começam a atacar o planeta onde o jogador se encontra.
Errante
"Os errantes querem experimentar um pouco de tudo. A galáxia é enorme e eles querem conhecê-la por inteiro."
Os Errantes não possuem nenhum superpoder.
Cavaleiro
"Os cavaleiros são guerreiros nobres, que lutam pelo que é certo e não pelo lucro pessoal. A paz só chegará á galáxia quando o mal for derrotado."
Os Cavaleiros recebem a habilidade Invocar Mini-U. Quando esta é usada, cria uma pequena réplica da sua nave para lhe ajudar, como se fosse uma nave aliada.
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